Dr Adriano dá 10 dicas para evitar dores na coluna durante as compras de Natal no Estadão

 

As compras de natal exigem preparo de atleta para o consumidor. É uma maratona por ruas e shoppings em busca daquele presente ideal que cabe no bolso. Mas o preço a pagar pelas horas de caminhada, sem descanso, pode ser alto e com reflexos imediatos.

As dores causadas pelo excesso de peso, pelo jeito errado de carregar a sacola ou pelo uso de um tipo de calçado inadequado podem surgir ainda durante o período de compras.

O Doutor Adriano Scaff, neurocirurgião formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, preparou uma lista com medidas que podem evitar as dores ou até lesões mais graves. São dicas fáceis de seguir e que podem ser adotadas imediatamente pelo consumidor, confira:

1. Evite movimentos de torção da coluna pegando sacolas pesadas. O movimento de torção é o mecanismo mais frequente de dor na coluna.

2. Quando for agachar para pegar as sacolas, agache sempre com a coluna reta e dobrando os joelhos, sentindo o peso nas coxas. Ao levantar, faça o mesmo procedimento.

3. Preste atenção com as quedas. O excesso de sacolas pode obstruir a visão e propiciar tropeços e quedas, que podem gerar traumas.

4. Evite carregar muitas sacolas ao mesmo tempo. O ideal é levar no máximo 5 kg.

5. Distribua o peso das sacolas nos dois braços. Se o peso todo ficar em um só lado do braço, este lado ficará sobrecarregado, podendo causar dor.

6. Quem já tem problemas de coluna deve ter cuidado redobrado ao carregar peso. O ideal é levar um acompanhante para ajudar.

7. Usar uma pequena mala ou um carrinho é o melhor método para carregar compras pesadas.

8. Evite carregar peso por grandes distâncias.

9. Faça intervalos para descanso, se possível sentando por cerca de 05 min a cada 30 min de caminhada.

10. Na hora de sair para as compras, use calçados confortáveis e de preferência evite saltos muito altos que podem causar dores na coluna e também nas pernas.

 

Veja post publicado originalmente no site ESTADÃO: https://goo.gl/DmNSYe