6 Atividades simples que podem causar graves dores nas costas – Matéria publicada na TV Cátia Fonseca

O que pode dar errado nas atividades comuns do nosso cotidiano? Que risco pode haver em tarefas simples como pegar uma caixa, carregar sacolas de supermercado, varrer a casa ou até mesmo pegar o filho no colo? Bom, essas e tantas outras pequenas atribuições diárias são tão presentes na nossa rotina que nem sempre damos a devida atenção que elas merecem. Mas basta um movimento em falso ou um gesto fora de hora para mudar tudo e em um instante ficarmos diante de um problema que pode ter graves consequências.

“A dor na coluna é resultante de uma série de fatores: genética, postura e sedentarismo, por exemplo. São eles que fazem com que essa seja a segunda maior causa de dor entre a população, atrás apenas da dor de cabeça”, revela o neurocirurgião Adriano Scaff, especialista em medicina da dor.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional da Saúde, aproximadamente 27 milhões de brasileiros adultos sofrem de algum tipo de doença de coluna, sendo as dores na lombar as de maior incidência. Mas esse número poderia ser bem menor se as pessoas adotassem pequenos cuidados ao realizar as tarefas diárias. Adriano Scaff elaborou uma lista de tarefas e as medidas que podem ajudar qualquer pessoa que tenha – ou não! – histórico de dores na coluna. Confira:

  1. Ao carregar peso: procure manter o corpo ereto, sem sair da postura.
  2. Ao agachar: a melhor forma de se abaixar para pegar algum objeto no chão ou mesmo levantar uma criança é contar com a ajuda dos joelhos. Lembre-se sempre de dobrar os joelhos e fazer o agachamento. Qualquer movimento diferente disso pode provocar dores terríveis na região lombar.
  3. Varrer a casa: é importante observar se a altura do cabo da vassoura corresponde à altura da pessoa. Procure não inclinar muito o corpo para frente, mantenha a postura mais ereta possível e deixe os pés afastados. Ao varrer, tente realizar o movimento com todo o corpo, evitando a rotação da coluna.
  4. Arrumar gavetas: nunca fique de pé, com o corpo envergado sobre as gavetas. A postura correta ao realizar essa tarefa é sentar-se em um banco baixo, de modo que a coluna fique alinhada e protegida, mantendo sempre a contração dos músculos transversos do abdômen.
  5. Cozinhar: na hora de preparar a comida, preocupe-se em manter a coluna sempre ereta. Seja na hora de cortar os alimentos ou junto ao fogão, os músculos abdominais devem ficar contraídos e um dos pés deve ser apoiado em um pequeno banco.
  6. Lavar roupa: a coluna reta é essencial, assim como manter os pés apoiados em um pequeno banco durante todo tempo em que ficar de pé acompanhando a lavagem. Na hora de estender as peças lavadas, coloque o varal em uma altura compatível com a sua, de modo que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros.“As pessoas não percebem, mas  pequenas tarefas do cotidiano, realizadas de forma errada, são as grandes responsáveis pelo enorme volume de queixas de dores na coluna. Isso é observado facilmente entre os pacientes que procuram o meu consultório. O importante é estar atento para realizar os movimentos corretos e evitar maiores transtornos”, conclui Scaff.

    Veja matéria publicada no site TV Cátia Fonseca: https://goo.gl/UGAQZq