Formigamento pelo corpo pode indicar problema de saúde

A sensação de formigamento, relatada por muitas pessoas, pode ser sim um sinal de alerta do corpo para diferentes tipos de doença. De acordo com o neurocirurgião Adriano Scaff, especialista em medicina da dor, a sensação de formigamento ocorre quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo. “Essa sensação pode ser temporária ou até mesmo permanente dependendo da gravidade do caso”.

O médico afirma que o sintoma pode estar relacionado também à má circulação, que costuma ocorrer, principalmente, quando a pessoa fica sentada ou parada na mesma posição durante um longo período. “Com a compressão no nervo local surge a sensação de formigamento. Para acabar com o sintoma é indicado levantar, movimentar o corpo e fazer alongamentos pelo menos uma vez por dia.”- Destaca o Dr. Scaff.

Ainda segundo o médico, outras atitudes cotidianas podem provocar o sintoma, como digitar no computador sem apoio para os braços ou dormir com os braços presos. A hérnia de disco é um outro problema que favorece o aparecimento da sensação de formigamento. Foi o caso de Raycos Antônio, 42 anos, gerente comercial de uma empresa de móveis. Ele sentia constantes formigamentos na perna direita durante mais de um ano e meio e foi ao médico apenas recentemente. “Eu não liguei muito para esse formigamento. Em Outubro de 2016 sofri um pinçamento do nervo ciático por conta do esforço por conta do futebol e do excesso de trabalho. Após o quadro eu comecei a fazer tratamento mas o formigamento permanecia.”

Ainda de acordo com Rayco, quando foi indicado realizar o tratamento com o neurocirurgião Adriano Scaff seu quadro teve uma grande melhora.” Posso dizer que melhorou 60 % essa sensação. Era algo insuportável que eu não imaginava que pudesse ter relação com a hérnia de disco. Se eu tivesse procurado logo um Médico isso não precisaria acontecer.”

Entre outras causas comuns do problema destacadas pelo especialista está a lesão dos nervos pelo Diabetes , onde uma substância produzida pela doença se acumula e é tóxica para o nervo, chamada sorbitol. Ele gera a lesão da bainha de mielina que é a capa do nervo, causando o formigamento. Outra causa são as placas de gordura nos vasos sanguíneos que obstruem os mesmos faltando sangue nos nervos e gerando formigamento.

A síndrome do túnel do carpo também é um problema que provoca a compressão do nervo que passa pelo punho e causa a sensação de formigamento e dormência no braço. Outras doenças que afetam o sistema nervoso como a esclerose múltipla ou AVC também costumam provocar essa sensação . “Se esses sintomas persistirem a pessoa deve buscar imediatamente a avaliação de um especialista para identificar as causas do problema e fazer o tratamento adequado”, conclui.