Fumar pode dar dor nas costas? 

      * Por Adriano Scaff

 

A doença pulmonar obstrutiva crônica e o câncer de pulmão são as complicações mais frequentes relacionadas ao tabagismo. Essas complicações, que representam uma ameaça real à vida, têm sido rotineiramente discutidas e estudadas e foram citadas em estudos da American Lung Association, centenária entidade americana que trabalha para salvar vidas, melhorando a saúde pulmonar e prevenindo doenças pulmonares, através da pesquisa, educação e advocacia.

No entanto, há outras doenças relacionadas ao tabagismo que, se não chegam a representar uma ameaça à  vida, apresentam consequências graves para a saúde e qualidade de vida do indivíduo por serem extremamente incapacitantes. 

A dor nas costas  uma dessas condições e a incidência dela na população não para de crescer. 80% das pessoas terão em algum momento da vida um episódio de dor nas costas que é um tipo de dor não discriminatório que afeta igualmente todos os gêneros, idades e raça. 

A dor nas costas experimentada muitas vezes leva as pessoas a buscar tratamento adequado. 

Mas como a dor nas costas se relaciona ao tabagismo? 

A ligação exata entre eles ainda é desconhecida. Mas há pesquisas que apontam para essa direção. Um recente estudo divulgado na Finlândia, com uma meta-análise, no American Journal of Medicine mostrou a “associação entre fumar e dor nas costas”. Um grande estudo dinamarquês discutiu pesquisas anteriores que forneceram possí­veis explicações, incluindo a liberação de gases tóxicos no tecido, bem como danos estruturais reais da coluna vertebral.

Apesar da dor nas costas não ser tão associada ao tabagismo como outras condições, fica claro nesses estudos que ela é tão importante quanto e essa relação não deve ser desprezada. Pesquisas futuras ainda podem revelar um vínculo mais definido e a dor nas costas se junta a outras, muitas, razões para que o indivíduo pare de fumar. Deixe a sua saúde estar no topo da lista e fique informado. A educação permitirá que você tome as decisões acertadas para a sua saúde.