Dor de cabeça pode ser postural

Mais de 10 milhões de brasileiros sentem dores de cabeça com frequência. Deixam que se tornem crônicas para só depois de muito desconforto investigar a causa. “Ter dor de cabeça, mesmo leve, não é normal, principalmente quando ela se torna diária”, alerta do neurocirurgião, que atua na medicina da dor. Adriano Scaff explica: “ Uma das causas cada vez mais comuns é o reflexo de hábitos que causam desconforto na coluna vertebral e, por consequência, reflexos na cabeça”.  

A cefaleia cervicogênica, por exemplo, surge com tensão por sobrecarga, postura ou estresse.” É cada vez mais comum ouvir falar de pessoas que vão para a cama com o celular, computador ou tablet na mão, para assistir um vídeo. Em geral, elas não se posicionam adequadamente e o peso da cabeça fica projetado para frente. Essa postura, por muito tempo, pode gerar tensão na área do pescoço e se expandir para uma dor de cabeça”, relata o médico. Esta é apenas uma das situações atuais que podem  provocar dores por compressão mecânica em nervos, músculos ou vasos sanguíneos da região cervical.

“Há também a dor de cabeça causada pelo exercício físico exagerado ou feito de maneira inadequada. Sabe os atletas de fim de semana? Querem fazer mais do que o corpo está habituado e acabam criando pontos de tensão que também ‘caminham’para a cabeça’, conta. Como acontece? “ Quando você, de alguma maneira, pressiona um nervo de outra região do corpo, este estímulo vai até o cérebro em forma de dor e a sensação pode não ficar restrita à área’, relata Dr. Adriano Scaff.

Quer ver outras influências que a coluna pode ter sobre o organismo? Olha essa pesquisa: : http://abr.ai/2gdju4f