A cirurgia endoscópica como opção para tratar problemas na coluna já se estabeleceu em países desenvolvidos da Europa, Ásia, América do Norte e em centros sul-americanos no Chile e na Colômbia.
No Brasil, sua divulgação ainda é pequena e o conhecimento da alternativa pelos pacientes é ainda menor.
Uma técnica que utiliza alta tecnologia para proporcionar um procedimento mais claro, rápido e menos invasivo.
O que é uma cirurgia endoscópica na coluna?
A cirurgia endoscópica na coluna é uma técnica minimamente invasiva, na qual, devido à tecnologia empregada, o cirurgião ou neurocirurgião consegue enxergar através de uma câmera acoplada ao sistema e pode observar com maiores detalhes para qualquer direção a partir do canal de trabalho.
Além disso, os instrumentos de trabalho podem ser inseridos na cânula, podendo cortar, coagular, remover e remodelar as estruturas que provocam diversas patologias.
A cirurgia endoscópica na coluna é indicada principalmente para tratamentos de hérnias de disco e de compressões focais da coluna vertebral.
Casos quando a patologia leva a compressão de estruturas nervosas específicas, como raízes e forames neurais, também são indicados.
Existem principalmente duas técnicas, sendo elas o acesso transforaminal e o acesso interlaminar.
No acesso transforaminal, o acesso é realizado pelo lado da coluna e o endoscópio é direcionado ao forame intervertebral. É indicada para situações pelas quais está sendo tratada uma hérnia de disco em níveis mais altos e laterais.
O acesso interlaminar é realizado por trás da coluna, indicado para tratamento de hérnias de disco no espaço L5S1 e também para hérnias centrais ou centro-laterais em níveis mais altos da coluna lombar.
Vantagens da cirurgia endoscópica na coluna
Como falado anteriormente, a cirurgia endoscópica na coluna é minimamente invasiva e por meio de uma câmera, o neurocirurgião possui maior clareza de onde e como está o problema.
Mas não é apenas isso!
Na cirurgia endoscópica na coluna é possível realizar apenas uma anestesia ou sedação local ao invés de uma anestesia geral. Isso varia de paciente para paciente e seu histórico médico.
Outras vantagens, são:
- Menor incisão na pele;
- Separação das fibras musculares ao invés de descolamento do músculo do osso;
- Menos dor pós operatória;
- Sangramento mínimo;
- Retorno mais rápido ao trabalho;
- Recuperação mais rápida;
- Baixa taxa de infecção;
- Possibilidade de conversar com o paciente durante a cirurgia.
Recuperação da cirurgia endoscópica na coluna
A recuperação da cirurgia endoscópica na coluna costuma ser muito mais rápida do que a recuperação de uma cirurgia de coluna convencional.
Em alguns casos, o procedimento é ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta no mesmo dia. Em outros, costuma-se aguardar de 1 a 2 dias para ter alta.
No entanto, é importante ressaltar que a eficácia de todo procedimento varia de paciente para paciente, da sua saúde como um todo e de como será o seu pós-operatório, principalmente se irá seguir com todas as recomendações.
O retorno para o trabalho e para as atividades do dia a dia costumam ser mais rápidos. Quando o paciente segue todas as recomendações e demonstra uma boa recuperação, é possível retornar ao trabalho e às atividades diárias em poucas semanas.