Ninguém gosta de sentir dor nas costas, mas quando ela chega, normalmente de surpresa, é sempre um incômodo!
Qualquer ação, quando se está com dor, torna-se uma tarefa mais difícil. Além disso, muitas pessoas não sabem quando procurar um especialista em dor e coluna, principalmente quem é esse especialista.
Nesta matéria, vamos falar sobre os motivos principais para procurar um neurocirurgião especialista em coluna!
Bico de papagaio
A osteofitose, também conhecida como bico de papagaio, recebe esse nome devido ao formato que dá à coluna vertebral e diz respeito a um crescimento do tecido ósseo em torno das vértebras.
Seus principais agentes causadores são: predisposição genética, obesidade, sedentarismo e má postura. Além disso, essa condição acomete normalmente pessoas acima dos 50 anos.
A osteofitose geralmente faz parte do processo de envelhecimento natural da coluna, porém em alguns casos pode causar dor nas costas.
Hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando um dos discos que ficam entre as vértebras sai da posição original podendo ou não comprimir as raízes nervosas.
Além disso, existem alguns tipos de hérnia, sendo elas:
- Hérnia de disco protusa;
- Hérnia de disco extrusa.
Quando a hérnia de disco ocorre, na maioria das vezes ela não gera sintomas, sendo um envelhecimento” normal da coluna. Mas quando sintomática pode gerar :
- Dor frequente nas costas;
- Sensação de fraqueza;
- Dificuldade para carregar peso;
- Rigidez do pescoço;
- Dormência ou formigamento em um dos braços, cotovelo, mão ou dedos;
- Dormência ou formigamento nos glúteos e nas pernas;
- Sensação de queimação da coluna até os pés.
As causas mais comuns da hérnia de disco são o envelhecimento natural e genético, mas existem questões que aumentam as chances do surgimento da hérnia discal, sendo elas: sedentarismo, tabagismo, postura errada, excesso de peso e esforço físico inadequado.
Estenose do canal espinhal
A estenose espinhal se refere a um estreitamento/obstrução do canal vertebral, onde passam os nervos. De uma maneira mais simples, é uma doença causada pelo estreitamento do canal vertebral, que pressiona as raízes nervosas.
Suas principais causas são as mudanças no tamanho ou na forma do canal vertebral causados pelo envelhecimento. Além disso, também pode acontecer a partir de lesões e predisposição congênita.
Os sintomas da estenose espinhal variam de caso para caso. Em algumas situações, a pessoa pode ser assintomática, em outros, pode sentir um leve desconforto na região lombar ou até mesmo sentir dores incapacitantes.
Mas, normalmente, o paciente começa a sentir dor nas nádegas, coxa ou perna e essa dor ocorre em pé ou quando se está fazendo algum movimento e melhora quando em repouso.
Muitas pessoas confundem os sintomas da hérnia de disco com os sintomas da estenose espinhal, mas enquanto a primeira dor é aguda, na estenose a dor geralmente é crônica e progressiva.
Entre os sintomas também estão: dor e fraqueza na perna, sensação de formigamento e dormência nos membros inferiores.
Deformidades na coluna
As principais deformidades da coluna são a escoliose, lordose e cifose. Essas três condições são completamente diferentes e têm em comum a dor que podem causar. São chamadas de deformidades, pois alteram o formato da coluna, causando uma postura naturalmente errada.
Escoliose: é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, afetando cerca de 3% dos brasileiros.
Cifose: é uma curva para a frente da coluna Também é conhecido como corcunda.
Lordose: diferente das outras, a lordose é uma curvatura para dentro.
Cada tipo de curvatura ANORMAL , exagerada, possui suas causas, sintomas e tratamentos específicos, por isso, a avaliação médica e exames de investigação são extremamente importantes no caso de dor e dor contínua.
É importante lembrar que o neurocirurgião não trata apenas essas condições! Existem diversas outras patologias que afetam a coluna vertebral e o sistema nervoso e que podem ser da competência do profissional. Busque identificar se os sintomas são na região e procure um especialista para verificar um diagnóstico assertivo.