A fratura vertebral é uma lesão que ocorre na coluna vertebral, caracterizada pela ruptura de uma ou de um grupo de vértebras.
Dependendo da dinâmica da lesão, esse tipo de fratura pode ter conotações diferentes e pode ou não estar associada à lesão da medula espinhal, ou nervos espinhais vizinhos.
As fraturas vertebrais produzem dores nas costas e, combinadas com uma lesão da medula espinhal, também podem causar distúrbios neurológicos.
As principais causas dessa lesão são: acidentes automobilísticos, quedas acidentais de altura, colisões físicas em esportes, atos de violência e todas aquelas doenças que fragilizam os ossos, como a osteoporose.
Normalmente, para um diagnóstico completo são realizados exames físicos, de imagem, avaliação neurológica e também do histórico médico do paciente.
Nesta matéria, você irá conhecer mais sobre as fraturas da coluna vertebral, seus tipos e sintomas.
Boa Leitura!
O que é a fratura da coluna vertebral?
A fratura vertebral é a expressão que se refere à ruptura de uma vértebra da coluna vertebral, ou seja, é uma lesão da coluna vertebral.
É uma condição com diferentes níveis de gravidade. Dependendo da causa, as vértebras podem fraturar mais ou menos severamente e podem comprometer a integridade da medula espinhal.
Causas da fratura vertebral
Como todos os outros ossos do corpo humano, as vértebras fraturam quando um trauma muito severo exerce mais pressão do que elas podem suportar.
Assim, as lesões surgem após um fenômeno traumático muito intenso que gera a lesão.
Quais são as causas da fratura da coluna vertebral?
As principais causas são:
- Acidentes de trânsito;
- Quedas involuntárias de altura;
- Colisões físicas em esportes;
- Mergulho em água rasa;
- Atos de violência;
- Doenças que fragilizam os ossos.
Fratura da coluna vertebral: quem corre mais risco?
As fraturas da coluna vertebral podem ocorrer em pessoas de qualquer idade, porque a maioria dos seus fatores de risco são externos. No entanto, existem alguns grupos com maior risco, são eles:
- Pessoas entre 18 e 25 anos. De acordo com algumas estimativas, 80% das pessoas com fratura vertebral se enquadram nessa faixa etária;
- Os homens. Quanto às fraturas vertebrais, a razão de frequência entre homens e mulheres é de 4 para 1;
- Indivíduos com osteopenia ou osteoporose;
- Quem pratica esportes em que é necessário contato físico;
- Aqueles que exercem trabalhos onde existe um risco significativo de queda.
Tipos de fratura vertebral
As fraturas vertebrais se diferenciam com base na dinâmica da lesão e no possível envolvimento da medula espinhal. Os quatro principais tipos de fratura vertebral, são:
- A fratura por compressão;
- A fratura de explosão;
- A fratura por flexão / distração (ou fratura de Chance);
- A fratura com luxação.
Fratura de compressão vertebral
As fraturas por compressão vertebral são caracterizadas por uma lesão limitada à parte frontal do corpo da vértebra ou vértebras em questão.
Isso significa que a parte posterior da vértebra afetada permanece intacta.
São mais comuns em pessoas que sofrem com osteoporose ou outras doenças que enfraquecem os ossos. Clinicamente, a fratura por compressão vertebral não é particularmente grave.
Fratura vertebral de explosão
Ao contrário das fraturas por compressão vertebral, as fraturas vertebrais de explosão são caracterizadas por uma lesão extensa em vários pontos do corpo das vértebras envolvidas.
Normalmente, os episódios de fratura explosiva da coluna vertebral são o resultado de uma queda de uma altura elevada, causando o esmagamento das vértebras e inúmeros fragmentos ósseos.
As fraturas por explosão vertebral são muito perigosas: os numerosos fragmentos ósseos que originam podem danificar a medula espinhal.
Fratura vertebral de flexão/distração
As fraturas vertebrais por flexão/distração são caracterizadas por uma lesão extensa, na maioria das vezes, no compartimento anterior, médio e posterior de uma vértebra.
Normalmente, as fraturas vertebrais por flexão/distração ocorrem em acidentes de trânsito frontais, nos quais a pessoa envolvida usava cinto de segurança abdominal.
Isso acontece devido um deslizamento anormal para a frente na parte superior do corpo, enquanto a pelve permanece parada ao ser bloqueada pelo cinto de segurança abdominal.
Fratura vertebral com luxação
As fraturas vertebrais com luxação são caracterizadas pela lesão de uma vértebra e parte dos ligamentos que a conectam às vértebras vizinhas.
Normalmente esse tipo de fratura é acompanhada por uma lesão da medula espinhal ou dos nervos espinhais adjacentes. Por se tratar de uma fratura instável, muitas vezes é gravemente debilitante.
Sintomas causados pela fratura vertebral
O principal sintoma da fratura vertebral são as dores nas costas, que podem ser moderadas e muitas vezes intensas, variando conforme a extensão da fratura e suas particularidades.
Quando acompanhada por uma lesão na medula espinhal ou nos nervos espinhais, distúrbios neurológicos podem surgir, como:
- Perda de controle do esfíncter anal e /ou da bexiga
- Sensação de dormência ao longo dos membros;
- Formigamento ao longo dos membros;
- Sensação de fraqueza dos músculos longos da arte.
Todo trauma necessita de um acompanhamento especializado e o mais rápido possível para que o tratamento seja personalizado e aconteça de maneira adequada.