As alterações hormonais que causam a Tensão Pré-Menstrual, trazem, além das famosas alterações de humor, um agravamento das dores. Naquelas mulheres que já se queixam da coluna, o desconforto fica ainda mais intenso.
A depressão, sintoma comum nesse período, é outro fator que pode intensificar a dor e, após a menopausa, as mulheres são mais suscetíveis à osteoporose e, consequentemente, a fraturas na coluna.
Outro ponto menos comentado é a maior frouxidão ligamentar na mulher, em especial durante a gestação – 50% das grávidas queixam-se de dores nas costas devido à hipermobilidade das articulações – quando ficam mais propensas a sofrer entorses e lesões ligamentares.
Mas é possível prevenir desconfortos com hábitos saudáveis. Estabeleça um plano de atividades físicas com acompanhamento e orientações de um médico, tendo como foco o fortalecimento das musculaturas que envolvem as articulações mais sensíveis. Manter a postura, usar técnicas de relaxamento e alimentar-se melhor também farão diferença na rotina de uma mulher que se vê cercada de atividades. Está lançado o desafio de manter a qualidade de vida. E desafios são, facilmente, vencidos pelas mulheres!