A cirurgia endoscópica da coluna é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo aliviar dores crônicas nas costas. Ela pode ser feita em casos de hérnia de disco, estenose espinhal, artrite ou outros problemas sérios
Se você quer saber mais sobre essa operação e descobrir como ela se diferencia de uma cirurgia aberta, este artigo é para você. Leia até o fim e esclareça todas as suas dúvidas.
O que é a cirurgia endoscópica da coluna?
A cirurgia endoscópica da coluna, como dito acima, é um método minimamente invasivo para operações nas costas. Apesar de ter os mesmos objetivos de uma cirurgia tradicional – ou cirurgia aberta –, a cirurgia endoscópica realiza o tratamento por meio de menores incisões. Assim, ela é muito menos traumática e, geralmente, tem a recuperação mais rápida.
Quais problemas podem ser tratados com a cirurgia endoscópica?
A cirurgia endoscópica na coluna pode tratar condições na coluna lombar, cervical e torácica. Veja abaixo os casos em que ele é indicado:
- hérnia de disco;
- estenose espinhal;
- cistos da coluna vertebral;
- espondilodiscite;
- tumores da coluna vertebral;
- desgastes espinhais;
- artrose;
- escorregamento vertebral;
- dentre outros.
O avanço da tecnologia médica possibilitou que a cirurgia endoscópica possa ser utilizada em praticamente todas as patologias da coluna, exceto as deformidades mais complexas. Mas, é sempre imprescindível conversar com o médico responsável para checar se esse procedimento é o melhor para o caso clínico do paciente.
Como é feita a cirurgia endoscópica da coluna?
Os primeiros passos da cirurgia endoscópica da coluna são os mesmos das cirurgias tradicionais. Ou seja, são solicitados exames para a avaliação pré-operatória, o risco cirúrgico. A partir deles é feita a avaliação do paciente, verificando o seu estado clínico e avaliando o risco de problemas durante o período per-operatório.
No dia da cirurgia, o paciente é levemente sedado com uma medicação intravenosa, para o bloqueio da dor. O anestesista também realiza a anestesia local, com o objetivo de garantir o conforto do indivíduo durante toda a operação.
A seguir, é feita uma incisão de aproximadamente de meio a 1 centímetro, em que se insere o endoscópio, composto de uma câmera em alta resolução e uma fonte de luz. Além disso, pequenos instrumentos são inseridos para a realização do procedimento e podem ser necessárias novas incisões.
Durante todo o procedimento, a câmera capta e projeta imagens em tempo real da operação em um monitor, para que o cirurgião possa se orientar e realizar a cirurgia com assertividade.
Por fim, o cirurgião remove os instrumentos e fecha as incisões com suturas.
Quais os benefícios da cirurgia endoscópica da coluna?
A cirurgia endoscópica da coluna tem se tornado cada vez mais popular nas últimas duas décadas e isso se dá, principalmente, pelos vários benefícios que essa operação oferece.
Veja, a seguir, os benefícios da cirurgia endoscópica em relação às cirurgias abertas tradicionais:
- menores incisões e, consequentemente, menores cicatrizes;
- menos danos aos músculos e tecidos moles circundantes;
- diminuição da perda sanguínea;
- redução da dor durante o pós-operatório;
- diminuição do risco de infecções pós-operatórias;
- recuperação mais rápida e menor tempo de retorno às atividades diárias.
Não deixe de conversar com o seu médico sobre a possibilidade da realização de uma cirurgia endoscópica e sobre os principais prós e contras desse procedimento.
Conclusão
Os avanços das tecnologias e técnicas médicas fizeram com que cirurgias, antes muito complexas, se tornassem mais simples e rápidas.
Os benefícios potenciais deste procedimento minimamente invasivo podem proporcionar grandes alívios a pessoas que convivem diariamente com dores crônicas nas costas e no pescoço.