Viver com dor não é nada fácil. E conviver com uma hérnia de disco na cervical ou lombar pode ser bastante incômodo.
Nesta matéria, vamos ver os principais sintomas da hérnia de disco e os tratamentos adequados. Confira!
Hérnia de disco na cervical
A hérnia de disco na cervical ocorre devido a um deslocamento da parte do disco intervertebral, causado pelo desgaste da coluna ou má postura. As localizações mais frequentes das hérnias cervicais são nas vértebras C5-C6 e C6-C7, porém elas podem acontecer em qualquer nível.
Seus principais sintomas, são:
- Dor no pescoço;
- Dor que irradia para os ombros, braços e mãos;
- Dificuldade de movimentar o pescoço;
- Diminuição da força muscular do pescoço;
- Sensação de formigamento e dormência.
Hérnia de disco lombar
As localizações mais frequentes das hérnias lombares são nas vértebras L4-L5 e L5-S1, causando sintomas de lombalgia, lombociatalgia, ciática isolada, cauda equina ou, em alguns casos, de forma assintomática.
Além disso, a hérnia de disco lombar pode causar:
- Dor na região mais baixa das costas;
- Dificuldade em se movimentar, abaixar ou se mover na cama;
- Sensação de dormência nos glúteos, pernas, parte de trás, frente ou interna das pernas;
- Sensação de queimação no trajeto do nervo ciático que vai da coluna aos pés.
Tratamentos para hérnia de disco
Os tratamentos para hérnia de disco dependem muito da sua localização, gravidade, sintomas, nível de atividade do paciente, nível do desconforto e se a situação está ou não prejudicando suas atividades diárias.
Em 90% dos casos, o tratamento para a hérnia de disco ocorre apenas para aliviar a dor, transformando um disco sintomático em assintomático.
No entanto, em casos em que o disco permanece enfraquecido e o problema traz déficits neurológicos, outros tratamentos serão indicados para lidar com a hérnia de disco.
Tratamento medicamentoso para hérnia de disco
O tratamento medicamentoso para hérnia de disco faz parte da primeira parte do tratamento conservador.
Neste caso, são receitados medicamentos analgésicos para o alívio da dor e anti-inflamatórios. Quando ocorre uma contratura do músculo das costas, também costuma-se receitar um relaxante muscular.
Quando a dor é muito intensa ou persistente, costuma-se indicar Bloqueio da Dor (injeções locais ao redor do nervo comprimido) que utilizam cortisona.
Em algumas situações, será indicado para ajudar a aliviar a dor e prevenir a recorrência, a perda de peso, mudanças de hábitos como o tabagismo.
Fisioterapia contra hérnia de disco
Uma opção para os pacientes que estão em tratamento para hérnia de disco é realizar sessões de fisioterapias, para impedir que os músculos que rodeiam o disco danificado permaneçam contraídos enquanto estiverem sob o efeito da dor.
Além disso, pode-se realizar exercícios para relaxar os músculos e fortalecer as costas e abdominais. O fisioterapeuta também pode ensinar as posições corretas para levantar peso, se curvar, limpar, se abaixar e muito mais.
Cirurgia para hérnia de disco
A cirurgia para hérnia de disco não é necessária, sendo realizada em menos de 5% dos casos.
Ela é indicada para quando o tratamento conservador não apresenta resultados, e quando as fibras nervosas responsáveis pelo movimento são comprimidas a ponto de causar paralisia.
Também é indicada em casos em que a hérnia de disco se tornou crônica e já atrapalha o dia a dia do paciente.
Existem várias técnicas para a cirurgia da hérnia de disco e elas estão sempre em evolução, no entanto, cabe ao médico responsável avaliar as particularidades do caso para indicar o tratamento ideal.
Exercícios para aliviar a hérnia de disco
O repouso nos casos da hérnia de disco só são indicados em casos de dor aguda, até que os anti-inflamatórios façam efeito. Normalmente, esse tempo de repouso é indicado apenas nos primeiros dois ou três dias.
Manter o corpo ativo também faz parte de uma boa recuperação. Os exercícios ajudam a fortalecer os músculos que sustentam a coluna e a reduzir o estresse no disco, também ajuda a reduzir o risco de recidiva da dor e promove uma maior flexibilidade da coluna.
Esses exercícios podem ser indicados por um fisioterapeuta, lembrando que os alongamentos também devem fazer parte da rotina do paciente.
Quer saber mais sobre a hérnia de disco? Confira nossas matérias completas no blog!