A artrose na coluna, ou osteoartrite, é o tipo mais comum de artrite, que pode ocorrer em qualquer ponto das costas. Geralmente, a região lombar e o pescoço são afetados.
Esse problema consiste na ruptura da cartilagem articular (material firme e emborrachado que cobre as extremidades dos ossos nas articulações normais). Por ser uma doença degenerativa, a osteoartrite pode causar perda da estrutura e função normal da coluna vertebral
Por isso, é muito importante saber quais são as causas, sintomas e tratamentos da artrose na coluna.
Leia o artigo e não perca nenhum detalhe!
O que é a artrose na coluna?
A artrose na coluna, ou osteoartrite, é uma doença articular degenerativa causada pela deterioração da cartilagem, que é o tecido liso e elástico que protege as articulações, fornecendo a lubrificação necessária para o funcionamento articular normal.
A artrose pode acontecer de forma normal, sem gerar dor na maioria dos caos, sendo o resultado do envelhecimento normal das articulações.
A artrose pode afetar diversas áreas do corpo, como, por exemplo:
- mãos;
- joelhos;
- quadril;
- coluna.
A osteoartrite espinhal afeta especificamente as articulações facetárias, ou seja, as cartilagens entre os ossos que compõem a coluna e os ligamentos.
Quais as causas da artrose na coluna?
A idade é a principal causa da osteoartrite, uma vez que, conforme envelhecemos, as cartilagens se desgastam naturalmente. Além disso, componentes genéticos foram identificados em conexão com algumas formas de artrite. Ou seja, ela também pode ser hereditária.
Além disso, existem alguns outros fatores de risco de osteoartrite:
- excesso de peso;
- presença de certas condições, como diabetes, gota, psoríase, tuberculose, síndrome do intestino irritável e doença de Lyme;
- estresse articular repetitivo em atividades profissionais ou práticas esportivas;
- lesões e traumas na coluna.
Quais os sintomas da artrose na coluna?
Os sintomas geralmente aparecem lentamente e pioram com o passar do tempo. Veja, a seguir, os principais sinais da osteoartrose na coluna:
- rigidez e perda de flexibilidade;
- dor nas costas e no pescoço;
- sensação de “moagem” ao se mover;
- fraqueza ou dormência em um ou ambos os braços;
- sensibilidade ou inchaço ao longo das articulações;
- amplitude de movimento limitada.
A dor e a rigidez podem ser piores quando você acorda ou depois de ficar sentado por um longo tempo. A dor também pode piorar após você fazer atividades físicas.
Quais os tratamentos da artrose na coluna?
Para descobrir se você tem artrose na coluna, o primeiro passo é a realização de um exame clínico e, provavelmente, de um raio-x, para procurar danos nas articulações da coluna.
O tratamento da artrite espinhal depende de muitos fatores, como a sua idade, o nível da dor e a gravidade da artrite. Como o dano articular causado pela artrite é irreversível, o tratamento geralmente se concentra no controle da dor e na prevenção de danos adicionais.
Veja abaixo os tratamentos que podem ser recomendados.
Tratamentos não medicamentosos:
- perda de peso (se necessário), para aliviar a pressão na coluna;
- mudança de hábitos, com o foco na realização de atividades que não colocam tanta pressão na sua coluna;
- fisioterapia para melhorar a força muscular e a capacidade de mover a coluna;
- acupuntura e massagem para alívio da dor.
Tratamentos medicamentosos:
- anti-inflamatórios e analgésicos para o controle da dor;
- bloqueio da dor.
Tratamentos cirúrgicos:
Os tratamentos cirúrgicos são recomendados quando nenhum tratamento conservador aliviar a sua dor. A cirurgia pode ser utilizada para:
- tirar a pressão da medula espinhal e liberar as raízes nervosas dos esporões ósseos que os pressionam;
- estabilizar a coluna ao fundir vários segmentos em um procedimento chamado fusão espinhal.
Essas cirurgias podem ser realizadas como procedimentos abertos ou com abordagem minimamente invasiva.
A rizotomia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que pode ser uma alternativa para o tratamento da artrose.
No entanto, é muito importante ressaltar que o bloqueio, a rizotomia e a cirurgia são tratamentos existentes que tratam a dor quando a artrose é sintomática!
Conclusão
Você foi diagnosticado com artrose na coluna? Não se desespere. Embora a doença não tenha cura, ela tem tratamentos que possibilitam que você tenha a sua qualidade de vida restaurada.
Portanto, é importante que você procure um médico ao perceber os primeiros sinais da osteoartrite. Afinal, quanto antes ela for descoberta, melhores os prognósticos.