A evolução da tecnologia tem um impacto muito positivo na Medicina. Você sabia que já é possível fazer cirurgias para problemas como hérnia de disco através de incisões menores que um centímetro?
A chamada cirurgia endoscópica na coluna é uma moderna técnica cirúrgica, muito menos invasiva que os métodos tradicionais.
Antes, eram necessárias grandes incisões para acessar a coluna através da visualização direta. Hoje, com pequenos cortes na pele, é possível realizar a mesma cirurgia com uma câmera de alta definição para visualização da área a ser trabalhada.
Além disso, todos os instrumentos cirúrgicos são utilizados por meio de uma cânula (endoscópio) com menos de um centímetro de diâmetro.
Incrível, né?! Saiba mais sobre esse método cirúrgico lendo o artigo abaixo.
O que é a cirurgia endoscópica na coluna?
A cirurgia endoscópica, também conhecida como cirurgia por vídeo, é um moderno método que permite ao neurocirurgião realizar operações na coluna fazendo pequenas incisões, com até um centímetro.
Isso é possível através de um equipamento chamado endoscópio, que possui uma câmera em alta definição, iluminação e uma cânula, em que são inseridos instrumentos como laser, sonda de radiofrequência ou pinças.
Assim, pode-se cortar, remover, coagular e remodelar estruturas de forma menos traumática que as cirurgias tradicionais, oferecendo um resultado clínico semelhante, com menos dor e menor tempo de recuperação.
Quando a cirurgia endoscópica é indicada?
A cirurgia endoscópica da coluna permite que o cirurgião trate um grande número de problemas com o mínimo de impacto. Veja alguns abaixo:
- hérnia de disco;
- estenose leve a moderada do canal.
Como é feita a cirurgia endoscópica na coluna?
Para a realização da cirurgia por vídeo, o primeiro passo é realizar uma avaliação clínica e exames de imagem para verificar a origem do seu problema e a viabilidade de realização da cirurgia endoscópica.
No dia da cirurgia, o paciente pode ser levemente sedado e utilizar anestesia local ou, também, pode-se utilizar a anestesia geral. Essa escolha depende de uma série de particularidades que devem ser consideradas pelo anestesista.
Para a operação, o cirurgião introduz uma cânula através de uma pequena incisão até o local a ser tratado. Essa cânula possui uma câmera em alta definição, que transmite as imagens em tempo real para um monitor na sala de cirurgia.
Então, remove-se partes do disco lesado e fragmentos herniados, com o auxílio de instrumentos de alta precisão. Assim, é feita a descompressão e é obtido a atenuação da pressão no nervo e dentro do disco.
Após o término do procedimento, o paciente leva poucos pontos e é colocado um pequeno curativo.
A duração da cirurgia é de uma a duas horas e alguns pacientes podem ter alta no mesmo dia.
Pelo fato da intervenção cirúrgica causar danos mínimos às estruturas da coluna e à musculatura, é possível que o paciente volte à sua rotina normal em cerca de duas semanas.
Porém, é importante saber também que nem todos os casos serão solucionados com cirurgia.
Benefícios da cirurgia endoscópica na coluna
Como visto no artigo, a cirurgia por vídeo possui apenas uma pequena incisão e causa menos traumas internos às estruturas adjacentes à coluna. Dessa forma, há menos risco de infecções pós-cirúrgicas, perda mínima de sangue e menores cicatrizes.
Além disso, a dor durante e após a cirurgia é mínima, o que reduz consideravelmente o uso de medicamentos.
Portanto, é possível que o indivíduo volte à sua vida normal mais rapidamente, quando comparada à cirurgia aberta.
Conclusão
A cirurgia endoscópica na coluna é uma excelente alternativa às tradicionais cirurgias e tem inúmeras vantagens tanto na hora da operação, quanto no pós-cirúrgico.
Porém, infelizmente, esse procedimento não pode ser realizado em todos os casos de cirurgia na coluna. Por isso, é muito importante consultar um neurocirurgião de confiança para a avaliação do seu quadro e para a prescrição do melhor tratamento.