Você já ouviu falar da doença degenerativa do disco (DDD)? Essa condição afeta os discos da coluna vertebral, fundamentais para proteger a coluna e permitir o movimento. Quando danificados, podem causar dores, rigidez e outros problemas nas costas.
A condição é mais comum em adultos mais velhos. Após os 40 anos, a maioria das pessoas tem alguma degeneração da coluna vertebral.
Existem vários tipos diferentes de doença degenerativas do disco, com causas e sintomas diferentes. Para que você entenda melhor, preparei esse artigo.
Boa leitura!
O que é a doença degenerativa do disco (DDD)?
A doença degenerativa do disco acontece quando os seus discos espinhais se desgastam. Os discos são como almofadas que ficam entre as vértebras (ossos da coluna vertebral), elas agem como amortecedores e ajudam você a se mover, se curvar e a torcer confortavelmente.
Quando acontece esse desgaste, os ossos podem começar a ter atrito. Esse contato pode causar dores e outros problemas, como:
- escoliose adulta;
- hérnia de disco;
- estenose espinhal;
- espondilolistese.
Após os 40 anos, a maioria das pessoas apresenta alguma degeneração discal, mas nem sempre esse problema é sintomático.
Como dito anteriormente, os discos espinhais se desgastam naturalmente com o envelhecimento. Depois dos 40 anos, a maioria das pessoas experimenta alguma degeneração no disco, mas nem todos sentem dor.
Veja a seguir algumas outras causas da DDD:
- secagem do disco: os seus discos espinhais têm um núcleo macio que contém principalmente água. Com o envelhecimento, o núcleo naturalmente desidrata um pouco. Dessa forma, os discos ficam mais finos e não oferecem tanta absorção do choque quanto antes.
- atividades diárias e esportes de impacto: podem causar rompimentos no núcleo externo do disco.
- lesões: alguns traumas podem danificar os discos espinhais, causando inchaço, dor e instabilidade.
Sintomas da doença degenerativa do disco
Os sintomas da doença degenerativa do disco variam de acordo com a região em que os discos estão se degenerando na coluna. Os sinais mais comuns da DDD são:
- dor lombar;
- dor no pescoço;
- dormência ou fraqueza nos braços ou pernas;
- dificuldade para andar;
- dor que piora ao sentar ou depois de se curvar ou torcer.
Tais sintomas podem variar de leves a incapacitantes, além de serem intermitentes.
Tratamentos da doença degenerativa do disco
A primeira forma de tratamento da doença degenerativa do disco são os métodos conservadores, que são menos invasivos. O tratamento pode incluir:
- fisioterapia;
- medicamentos;
- bloqueio da dor (injeções de esteroides).
Se necessário, pode ser recomendada a cirurgia de substituição do disco danificado por um disco artificial ou uma fusão espinhal, em que uma ou mais vértebras da coluna são unidas (fundidas) para impedir que se choquem uma contra a outra.
É possível prevenir a doença degenerativa do disco!
Você pode prevenir ou retardar a progressão da degeneração da coluna vertebral por meio da adoção de bons hábitos e tendo um estilo de vida saudável.
As principais dicas de prevenção da DDD são:
- alcançar e manter um peso corporal saudável;
- não fumar;
- exercitar-se regularmente para aumentar a força e a flexibilidade.
Conclusão
Não deixe que a doença degenerativa do disco impacte a sua qualidade de vida. Se você sofre dessa doença, não espere para procurar um tratamento.
Conversar com um médico especialista é fundamental para que você tenha um alívio da dor por meio de um tratamento pensado especialmente para o seu caso.