O que é hérnia de disco? Entenda os principais sintomas, as causas e os fatores de risco.

Você sabia que a doença de Hérnia de Disco, isto é, quando a hérnia causa sintomas, atinge mais de 5 milhões de brasileiros? Ela também pode ser uma doença incapacitante e fator de risco para outras condições na coluna. Quando o assunto é doenças que acometem a coluna vertebral, este é um dos temas mais buscados e questionados pelos pacientes!

Caso você tenha dúvidas sobre esta condição, convido você para continuar a leitura deste artigo.

Antes de abordar especificamente sobre a doença, é necessário compreender o significado da palavra “hérnia”: Ela se refere a um fluído, tecido ou órgão que saiu de seu local de origem. Portanto, existem outras condições que podem ser consideradas hérnia, como, por exemplo, uma hérnia abdominal.

Porém quando falamos “Hérnia de Disco”, estamos nos referindo ao problema com o disco intervertebral: esse disco é uma estrutura cartilaginosa que fica entre duas vértebras e é responsável pelo amortecimento e mobilidade da coluna.

Foto do disco da coluna lombar

O quadro de Hérnia de Disco acontece quando há o deslocamento do núcleo pulposo do disco para fora de sua localização anatômica ( posição original ) , podendo comprimir as estruturas nervosas da região, causando dor! 

A Hérnia de Disco é classificada de acordo com a localização da coluna na qual o disco foi deslocado: região cervical, torácica ou lombar.

SERÁ QUE TENHO HÉRNIA DE DISCO? IDENTIFIQUE OS SINTOMAS!

É normal que a dor apareça ou aumente de acordo com o grau de compressão que a hérnia causa aos nervos, como também sua localização e há quanto tempo a pessoa sofre com a condição. As que mais causam incidência de dores são as hérnias que comprimem as raízes nervosas. No entanto, a maioria dos quadros de hérnias de discos é assintomática.

Fique atento aos seguintes sintomas gerais:

  • Dores localizadas com ou sem irradiação para as pernas ou braços;
  • Formigamento ou dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver a perda de força;
  • Dificuldade em ficar com a coluna ereta por muito tempo;
  • Dor nas costas que perdura por mais de três meses;
  • Dificuldade em segurar a urina.

PRINCIPAIS CAUSAS PARA HÉRNIA DE DISCO

A predisposição genética é uma das causas do problema, seguido do envelhecimento: afinal, com o passar dos anos há o desgaste que torna a estrutura mais frágil. Porém, fatores ambientais também podem aumentar consideravelmente as chances do indivíduo desenvolver o quadro.

Entre as causas estão:

  • Sedentarismo: a falta de exercícios físicos pode enfraquecer a musculatura, sobrecarregar os discos
  • Carregar ou levantar muito peso: compromete a integridade do sistema musculoesquelético e ligamentar que sustenta a região;
  • Tabagismo: acelera a degeneração do disco intervertebral, tornando-o mais frágil;
  • Má postura e posturas viciosas : a maior causadora de dores e incômodos na coluna.

Todos esses fatores podem ser prevenidos com bons hábitos de vida.

FATORES DE RISCO PARA A CONDIÇÃO

De uma forma geral, qualquer pessoa pode desenvolver um quadro de Hérnia de Disco, porém existem alguns fatores e hábitos que podem gerar mais riscos, como já abordamos.

É importante, no entanto, lembrar que as causas isoladas não necessariamente provocam uma Hérnia de Disco. O problema pode ser desenvolvido pela junção dos fatores combinados com características individuais!

A partir do momento que você entende os fatores de risco, é possível transformar seu estilo de vida! A prevenção sempre é nossa maior aliada.

TRATAMENTO

Agora que você já sabe o que é a hérnia de disco, quais são os sintomas, as causas e os fatores de risco, deve estar se perguntando quais são as possibilidades de tratamento.

Escrevi um e-book com informações exclusivas sobre as opções de tratamento para as hérnias de disco e você pode baixar gratuitamente preenchendo o formulário abaixo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp