Sentir dor nas costas é, de fato, extremamente desconfortável. Muitas pessoas que praticam atividades físicas, principalmente a corrida, podem apresentar dores nas costas e, então, pode surgir a dúvida: é normal sentir dor nas costas ao correr?
Nesta matéria falaremos sobre quais motivos podem causar dor na coluna durante a corrida, se é possível correr quando se está sentindo dor nas costas e como evitar lesões na coluna ao praticar esse exercício.
Boa leitura!
Dor nas costas ao correr: motivos frequentes
Muitas pessoas podem evitar a corrida como uma atividade física devido às dores sentidas na coluna. Afinal, cada passada durante a prática gera um impacto que ocorre no pé, é transferido para o joelho, quadril e depois para a coluna, o que pode ser sentido como incômodo pela pessoa.
A coluna possui várias funções, como suporte, mobilidade, amortecimento e transmissão de forças, mas a corrida é uma atividade que envolve não apenas a coluna, como muitas outras partes do corpo. A região lombar transfere força entre o tronco e os membros inferiores, fazendo movimentos de rotação, flexão e extensão.
O impacto normal da corrida pode causar dor na coluna, seja ela leve ou aguda, duradoura ou passageira, mas, além disso, outros motivos podem causar a dor durante a corrida, são eles:
- Fraqueza abdominal;
- Desarranjo lombar;
- Desalinhamento da pelve;
- Fraqueza do Glúteo Médio;
- Hérnia de disco;
- Má postura ou curvaturas exageradas;
- Falta de alongamento.
É possível correr quando se está sentindo dor nas costas?
Antigamente, a dor na coluna era associada com a orientação de manter o repouso e evitar qualquer tipo de atividade física. No entanto, os avanços da medicina demonstraram que se manter inerte durante uma dor nas costas não é a melhor solução.
Como qualquer patologia, existe um período de descanso e recuperação, no entanto, deve-se retomar as atividades físicas assim que possível.
Para isso ocorrer sem maiores danos e dores, é importante entender a causa da dor na coluna, principalmente quando está associada à corrida.
Consulte um médico para realizar os exames necessários e orientar sobre a volta à prática de atividades físicas. Principalmente, realizando o alongamento antes de iniciar qualquer atividade.
Como evitar lesões nas costas durante a corrida?
Nesta matéria vimos que a coluna lombar tem um papel a desempenhar na nossa mobilidade, por isso é importante manter a mobilidade articular através do alongamento.
Sempre que possível, antes de iniciar qualquer atividade física, principalmente a corrida, é preciso realizar o alongamento correto, pois vários grupos de músculos que estão diretamente conectados às costas são usados, como os adutores, glúteos, quadríceps e isquiotibiais.
Além de realizar o alongamento correto, é importante saber a postura correta na hora da corrida, pois é mais cômodo praticar corrida na postura incorreta, tendendo a manter a fraqueza ao invés de fortalecê-la.
Em caso de inseguranças ou dúvidas, se você nunca correu e deseja começar da melhor forma possível, pode procurar um fisioterapeuta ou um preparador físico, ambos podem ensinar os melhores alongamentos e a postura adequada, assim como o calçado correto e as diferenças entre os tipos corridas.