Quando a cirurgia para hérnia de disco é necessária?

Conviver com a dor é algo que modifica completamente a nossa rotina, bem-estar e diminui a nossa qualidade de vida.

Quando a dor permanece por muito tempo, mesmo com os procedimentos iniciais medicamentosos e de suporte, pode acabar assustando a pessoa e trazendo alguns questionamentos a respeito da sua condição. É sobre isso que trataremos nesta matéria!

Quer saber em quais casos é preciso recorrer ao tratamento cirúrgico para hérnia de disco na coluna? Então leia essa matéria até o fim!

Qual é a origem da dor causada por uma hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre devido à rachadura ou ruptura de um disco entre duas vértebras, e pode acontecer na região cervical, lombar ou torácica.

Geralmente ocorre devido ao envelhecimento natural da coluna, esforço exagerado ou movimentos repetitivos, que causam o desgaste dos discos intervertebrais que são flexíveis e funcionam como uma espécie de amortecedores de movimentos.

Por sua vez, a dor causada pela hérnia de disco está relacionada à compressão das raízes nervosas e inflamação dos nervos.

Fatores de risco para uma hérnia de disco

Conhecer os fatores de risco da hérnia de disco é importante para conseguir criar hábitos e atitudes preventivas. Veja alguns desses fatores:

⦁ Degeneração discal anterior;
⦁ Idade avançada;
⦁ Alterações metabólicas;
⦁ Estresse excessivo sobre a coluna;
⦁ Trauma na coluna vertebral;
⦁ Predisposição genética;
⦁ Sedentarismo;
⦁ Tabagismo;
⦁ Sobrepeso e obesidade;
⦁ Postura incorreta.

Quais são as complicações de uma hérnia de disco?

Embora a hérnia de disco seja motivo de dor, raramente causam alguma complicação, sendo assim, não precisa se preocupar pensando que a hérnia de disco pode levar a morte, ela não vai!

Quando as fibras nervosas que controlam os músculos ficam comprimidas e se recuperam mal dessa compressão, pode ocorrer paralisia. Além disso, caso a dor reduza drasticamente ou desapareça por completo, pode ser um sinal de agravamento da compressão nervosa e danos às fibras motoras (mas apenas quando a perda da sensibilidade estiver presente necessariamente). Felizmente e este quadro é mais raro

Em casos de complicações, também pode ocorrer uma fraqueza em um braço ou perna, incapacidade de andar na ponta dos pés ou calcanhares e perda de destreza dos dedos.

Quando a cirurgia para hérnia de disco é necessária?

Falei anteriormente sobre as possíveis complicações justamente para falar sobre as necessidades da cirurgia para hérnia de disco!

Inicialmente, o tratamento da hérnia de disco costuma ser com medicamentos para dor, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, fisioterapia e outros.

No entanto, existem momentos em que a cirurgia da hérnia de disco será necessária, e embora seja uma quantidade pequena de casos que chega a esse nível, precisamos falar sobre o assunto.

A intervenção cirúrgica para tratamento da hérnia de disco ocorre em três casos:

  • Em caso de dor insuportável e resistente a medicamentos, bloqueio (infiltração) ou reabilitação funcional;
  • Alteração severa da qualidade de vida do paciente;
  • Distúrbio de movimento causado pela compressão da raiz nervosa, causando paralisia, incontinência, cauda equina e outros.

Outro ponto importante a ser citado também, é que a prescrição para a intervenção cirúrgica só ocorre quando todos os tratamentos tradicionais foram testados e não apresentaram resultados satisfatórios, ou seja, o paciente continua com dor mesmo após os tratamentos.

Como ocorre a cirurgia para hérnia de disco?

A cirurgia para hérnia de disco é realizada sob anestesia geral e costuma durar de 35 a 40 minutos a depender da técnica, e da dificuldade cirúrgica, podendo chegar a horas. Sendo uma cirurgia considerada rápida, o cirurgião faz uma incisão de 3 a 5cm para acessar o canal lombar e fazer a descompressão da hérnia no nervo (na cirurgia endoscópica)

A cirurgia pode trazer alívio imediato para os sintomas da hérnia discal, mas é possível que se torne reincidente com o passar dos anos, caso o paciente não tome os devidos cuidados ou tenha alguma predisposição genética. Em casos de lesão nervosa pela hérnia de disco, sintomas como perda da força do pé, das pernas, sensibilidade alterada como formigamentos, pode ficar mesmo após a cirurgia.

Nesses casos de recorrência, a partir da terceira vez o médico pode sugerir a Artrodese, um procedimento cirúrgico para estabilizar as vértebras da coluna através de uma placa fixada com parafusos no osso. Esse procedimento garante o alinhamento e espaço adequado entre as vértebras.

Existem complicações na cirurgia de hérnia de disco?

Precisamos ter em mente que todo procedimento cirúrgico possui riscos e possíveis complicações, afinal, trata-se de um procedimento invasivo, mesmo que minimamente.

Na cirurgia da hérnia de disco, as possíveis complicações são: lesão da raiz nervosa, paralisia parcial do membro inferior, infecção e hematoma.

Ainda assim, é importante lembrar que a cirurgia minimamente invasiva possui uma menor incisão na pele, prejudicando menos os músculos e os tecidos. Também tem um tempo de recuperação bem mais rápido que os das cirurgias tradicionais, mas não esta indicado em todos os casos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp