Cada pessoa é única, por isso, as manifestações de condições médicas aparecem de formas diferentes em indivíduos distintos. No caso da hérnia de disco, o paciente pode ter dores extremas ou, até mesmo, perceber alguns sinais sutis de que há algo errado.
E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje: os sinais silenciosos e pouco conhecidos da hérnia de disco. Continue lendo para conhecê-los.
O que é a hérnia de disco?
A coluna vertebral de um adulto é composta por 24 ossos, chamados vértebras, que se estendem da base do crânio até o sacro. Entre essas vértebras estão localizados os discos, que atuam como amortecedores entre os seus ossos. Com essa estrutura, você consegue se mover e se dobrar com facilidade.
Quando algum desses discos rasga ou vaza, tem-se a chamada hérnia de disco.
Ela pode acontecer em qualquer parte da coluna, mas é mais comum na região lombar ou no pescoço. Geralmente, a hérnia de disco acomete pessoas com idades entre 30 e 50 anos e esse problema acomete mais comumente homens do que mulheres.
Dentre os principais fatores de risco para a hérnia de disco estão:
- permanecer sentado por longos períodos na mesma posição;
- estar acima do peso;
- sedentarismo
- levantar objetos pesados;
- movimentos repetitivos de flexão ou torção em atividades de trabalho, esporte ou hobbies;
- tabagismo.
A idade também é um fator de risco importante. À medida que você envelhece, seus discos tendem a perder o amortecimento
Quais são os sinais comuns da hérnia de disco?
O primeiro sinal mais comum da hérnia de disco é localização da dor. Embora as hérnias possam surgir em qualquer parte da coluna, como dito acima, elas são mais comuns na lombar e na cervical. A dor, nesses casos, pode se espalhar das costas para as nádegas, coxas e até as panturrilhas.
O desconforto proveniente de uma hérnia de disco geralmente piora quando você está ativo e diminui quando está descansando. Mesmo tossir, espirrar e sentar podem ser ações que pioram consideravelmente os sintomas, porque pressionam os nervos comprimidos.
E os sinais silenciosos da hérnia de disco, quais são?
Alguns pacientes podem não apresentar tantas dores e desconfortos quanto outros pacientes com hérnia de disco. Os sinais dependem do grau de compressão entre o disco e o nervo adjacente: quanto mais um disco empurra o nervo, mais intensa será a dor.
A seguir alguns sinais menos comuns da hérnia de disco:
- Dormência em apenas um dos lados do corpo: quando se tem uma irritação nos nervos, eles podem causar dormência, dor e queimação em apenas um dos lados do corpo. Alguns pacientes também descrevem a sensação de “sentir frio” ao longo de um lado do tronco do corpo.
- Mãos dormentes: como os discos afetam a forma como os sinais do corpo são transmitidos à medida que empurram o nervo, o cérebro pode interpretá-lo de diversas maneiras e, dessa forma, pode parecer que as suas mãos estão “adormecidas” ao invés de doloridas. Se você achar difícil digitar no computador por causa das mãos dormentes, uma hérnia de disco cervical pode ser a causa.
- Fraqueza nas pernas: os sintomas da hérnia de disco também podem se manifestar nas pernas, principalmente quando a hérnia acomete a região lombar. Além da dor, um dos lados das pernas também pode se sentir fraco ou dormente.
- Dor na perna ou no braço: sua coluna é apenas um dos muitos lugares onde a dor pode ser manifestada, caso você tenha uma hérnia de disco. Essa condição também afeta outras partes do corpo, como o braço e a perna. O médico pode encontrar uma hérnia de disco cervical se você sentir dor no braço ou uma hérnia de disco lombar se você sentir dor na perna.
- Dor no pé: a maioria dos casos de hérnia de disco lombar mostra que os pacientes sentem dores ou fraquezas na perna, mas esse desconforto também pode ser sentido nos pés.
Conclusão
Agora que você conhece os principais sintomas da hérnia de disco, fica mais fácil observar os sinais do seu corpo de que há algo errado. É importante procurar um médico sempre que você sentir desconfortos e anormalidades no seu organismo.
Quanto antes for diagnosticada a hérnia de disco, melhor será o tratamento.