Muitas vezes, o repouso é a primeira opção para as pessoas com uma crise de dor. De fato, para alívio imediato, é uma ação recomendada. Porém, a longo prazo, quando o problema é dor nas costas, essa nem sempre é a melhor solução.
Manter-se ativo, realizando exercícios físicos regulares, pode reduzir a necessidade de medicação e diminuir as crises incapacitantes.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o artigo.
Por que o repouso prolongado na cama pode piorar a sua dor nas costas?
Uma das primeiras medidas que uma pessoa que sofre com dores crônicas toma é optar pelo sedentarismo: evitam a prática de exercícios físicos e acreditam que, caso se movimentem, a dor irá piorar. Porém, isso não necessariamente é verdade.
Leia abaixo o que pode acontecer quando você opta sempre pelo repouso e minimiza as atividades físicas.
Perda de força muscular
Os músculos extensores e flexores da coluna são os responsáveis pelos movimentos de flexão e contração. Quando você faz um repouso prolongado, esses músculos podem enfraquecer e reduzir a massa, causando uma atrofia.
Essa musculatura é fundamental para a estabilização da coluna e ajuda a suportar toda o peso que você carrega.
Alterações no tamanho do disco
Quando você se deita, o tamanho do seu disco intervertebral aumenta, uma vez que ele incha com a absorção de líquidos. O risco de lesões como as hérnias de disco é alto nesse período, principalmente ao executar movimentos de flexão.
Alteração da biomecânica da coluna
O repouso por períodos prolongados também pode alterar a curva da sua coluna, que normalmente é em forma de C invertido. Essas mudanças acontecem na parte inferior da coluna, a lombar, tornando-a mais plana.
Maior risco de lesão
Os fatores mencionados acima podem deixar as suas costas mais fracas e piorar consideravelmente a sua dor. Além disso, essas alterações representam um risco maior de lesão devido à instabilidade da coluna vertebral e capacidade insuficiente de suporte de carga da coluna.
Dicas para se manter ativo mesmo com dor nas costas
A prática de atividades físicas leves pode ajudar na melhoria da dor nas costas. Isso acontece porque o exercício ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na região da coluna, melhorando a força e a flexibilidade muscular. Além disso, auxilia na nutrição dos discos intervertebrais e no fortalecimento das articulações e ossos.
Veja a seguir duas dicas que irão ajudá-lo a manter-se ativo mesmo com dor.
1. Combata a dor imediata
Se a sua dor nas costas está tão forte a ponto de impedir que você faça quaisquer atividades físicas, utilize alguma dessas medidas para te ajudar:
- bolsa de água quente ou fria;
- uso de analgésicos tópicos;
- massagem.
Uma vez que seu nível de dor tenha diminuído, você poderá voltar, progressivamente, à prática de exercícios físicos, com orientação.
2. Faça atividades de baixo impacto
Permanecer ativo não necessariamente significa realizar atividades de alto impacto. Comece com atividades de baixo impacto para a coluna, que aumentam gradualmente a sua força e estabilidade com menos esforço e fadiga muscular.
Algumas atividades que podem ser realizadas são:
- alongamentos;
- exercícios simples para a parte inferior da coluna;
- prática de ioga;
- atividades aquáticas, como a hidroginástica.
É sempre aconselhável conversar com um médico antes de começar um novo programa de exercícios, principalmente se você estiver tendo um episódio agudo de dor nas costas. Além disso, é fundamental que você conte com o auxílio de um educador físico qualificado para te orientar durante toda a prática de atividades físicas.
Conclusão
Embora o repouso sirva para dar ao seu corpo uma pausa inicial, essa não é a melhor forma de tratar a dor das costas. É fundamental que você se mantenha ativo, começando por movimentos normais, até exercícios leves.
Se sua dor não melhorar com os métodos mencionados, procure ajuda de um profissional médico qualificado, de preferência especializado em coluna. Apenas ele poderá realizar um diagnóstico para o seu incômodo e receitar um plano de tratamento personalizado.