A dor nas costas é uma queixa muito comum na população em geral. Em muitos casos, a dor lombar está associada a uma hérnia de disco, condição em que o material gelatinoso que constitui o núcleo do disco pressiona o anel fibroso que o circunda.
A atividade física é recomendada como um bom hábito para todas as pessoas, sendo uma forma de combater o sedentarismo e a degeneração de estruturas como os próprios discos vertebrais. No entanto, quem foi diagnosticado com Hérnia de Disco e pretende retomar ou iniciar a vida de exercícios físicos, pode ter diversas dúvidas ou receios.
Não se preocupe! É possível se movimentar mesmo com a condição. Vamos falar nesta matéria quais as melhores atividades físicas para quem tem hérnia de disco.
Boa leitura!
Quem tem hérnia de disco não deve evitar atividades físicas
Vamos começar dizendo que, quem tem hérnia de disco não deve evitar atividades físicas. Afinal, o exercício é um remédio e não um problema.
A prática de atividades físicas permite que os músculos e articulações sejam ativos, diminuindo a rigidez da coluna vertebral, principalmente quando houver desconforto ou dor.
Além disso, a prática de atividades físicas garante o bem-estar das suas costas e da sua saúde de forma geral e evita que os sintomas piorem.
Quais as atividades físicas para quem tem hérnia de disco?
Falei anteriormente que as atividades físicas para quem tem hérnia de disco auxilia no tratamento, no desconforto, no bem-estar da coluna e mantém os músculos e articulações ativos.
Mas não são todas as atividades físicas que são ideais para o paciente com hérnia de disco. A escolha correta deve acontecer após a liberação por parte do médico que está tratando a hérnia de disco e com o apoio de um educador físico.
A orientação de um profissional de atividade física é extremamente importante, principalmente para pacientes que estão saindo da vida sedentária e estão tendo o primeiro contato com alguma atividade física. Ele irá instruir quanto ao movimento e postura correta, corrigir falhas e fazer o acompanhamento para evitar lesões.
Confira as principais atividades físicas para quem tem hérnia de disco!
Caminhada para quem tem hérnia de disco
A caminhada é um tipo de atividade recomendada a todos. É claro que é preciso tomar precauções, principalmente se você sofre com dores de coluna regulares.
Quando a dor nas costas é aguda, o indicado é não exagerar, descansar e tomar os medicamentos indicados pelo médico até que a crise passe, e assim, voltar a se movimentar.
As principais precauções, são:
- Use um calçado adequado e confortável para a atividade;
- Escolha um terreno regular para evitar “passos em falso”;
- Verifique a postura (ombros relaxados e costas retas).
Natação: amiga da hérnia de disco
Você já ouviu falar que a natação é a atividade física ideal para as costas? Isso é verdade!
O movimento na água é recomendado porque o peso do corpo é reduzido, então você não vai sobrecarregar a coluna e quaisquer discos sofridos.
No entanto, nem todos os estilos são adequados para pessoas com problemas nas costas.
A natação nado peito, por exemplo, não é adequada para pessoas com hiperlordose lombar. É por isso que é sempre melhor conversar com seu médico antes de escolher uma atividade física.
Ioga e pilates para quem tem hérnia de disco
Essas duas atividades podem ser boas para quem sofre de dores nas costas. A ioga neutraliza a tensão muscular e o pilates ajuda a melhorar a postura, fortalecendo os músculos.
Na verdade, não esqueçamos que o bem-estar das costas depende também da musculatura, que deve estar tonificada e elástica ao mesmo tempo, para sustentar tanto a estabilidade quanto a mobilidade da coluna.
Falei aqui sobre as principais atividades físicas para quem tem hérnia de disco, mas isso não significa que as outras atividades não possam ser feitas. Cada caso é um caso, e o paciente deve, principalmente, seguir as orientações do médico que o está acompanhando.
O importante, é manter o corpo ativo e em movimento, fortalecer a musculatura e respeitar seus próprios limites.