A cirurgia bariátrica é um procedimento que faz com que a pessoa perca muito peso em pouco tempo. Essa mudança significativa no corpo pode vir com alguns problemas, como a dor nas costas.
Veja neste artigo as causas e o tratamento da dor nas costas após a cirurgia bariátrica.
Causas da dor nas costas após a cirurgia bariátrica
Muitas vezes, o paciente sente dores nas costas causadas pelo excesso de peso e espera que elas desapareçam após a realização da cirurgia bariátrica. Entretanto, infelizmente, nem sempre isso acontece.
Apesar disso, as causas da dor nas costas nessas duas situações são bem diferentes. Devido ao fato do paciente com sobrepeso apresentar sobrecarga em todas as articulações, acontece o desgaste precoce e a lesão dos tecidos envolvidos na biomecânica corporal.
À medida que os pacientes obesos perdem o excesso de peso, o seu centro de gravidade muda, causando incômodo nas costas. Isso ocorre porque a estabilidade da coluna depende dos músculos das costas, da força da parede abdominal e da gordura do abdômen. A perda de gordura afeta essa estabilidade e faz com que a sua coluna trabalhe mais.
Além disso, a gordura na região lombar pode ter o efeito de amortecer e apoiar os ossos e ligamentos nessa área. O emagrecimento pode fazer com que as vértebras tenham menos apoio, favorecendo que elas se movam e causando dores ou lesões.
Dicas para aliviar a dor nas costas após a cirurgia bariátrica
A principal dica para aliviar a dor na coluna após a cirurgia bariátrica é manter os músculos das costas ativos. A prática de atividade física deve ser feita com a autorização do seu cirurgião e o acompanhamento de um educador físico.
Nas primeiras semanas após a operação, você pode começar a praticar exercícios leves, aumentando gradualmente o seu nível de atividade.
O exercício aeróbico tende a aumentar o fluxo sanguíneo e os nutrientes nos tecidos espinhais. Isso melhora o processo de cicatrização e reduz a rigidez que pode ser a causa da sua dor nas costas. Além disso, o treinamento de força irá te ajudar a tonificar os seus músculos, aliviando a pressão na coluna vertebral.
Caso a prática de exercício físico não seja suficiente para aliviar o incômodo, converse com o seu médico e veja quais são as outras alternativas de tratamento.
Conclusão
O seu corpo pode demorar um pouco para se ajustar à rápida perda de peso causada pela cirurgia bariátrica. A chave do sucesso após a operação é seguir à risca as recomendações do seu cirurgião e manter os hábitos saudáveis mesmo após a sua completa recuperação.
A alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são ferramentas importantes para o sucesso do procedimento, promovendo não só o emagrecimento, mas o bem-estar integral do paciente.