A dor ciática é uma das maiores inimigas do sono. A dor, queimação e formigamento nas costas ou nas pernas faz com que seja difícil dormir e isso afeta consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, preparei esse artigo para que você consiga dormir bem com dor ciática e não precise passar os dias com sono e desanimado.
Quer saber quais são as dicas? Leia abaixo.
O que é a dor ciática?
A lombociatalgia, comumente chamada de ciática, é uma inflamação causada pela compressão do nervo ciático associada a uma síndrome dolorosa que pode se estender desde a região lombar das costas, até as nádegas e a coxa, pé ou ao longo do todo o caminho do nervo.
É um distúrbio bastante comum que afeta, principalmente, pessoas que realizam trabalhos repetitivos e pesados.
Os principais sintomas da ciática são: dor, queimação ou sensação de formigamento desde a região lombar até a região final da perna. Também pode ocorrer fraqueza muscular e reflexos fracos.
O paciente com lombociatalgia deve procurar um especialista se os sintomas:
- durarem mais de três meses;
- interferirem severamente nas atividades diárias e na rotina.
Há diversos tratamentos para a dor ciática, que variam de acordo com a causa do problema. Depois de examinar e realizar os exames, um médico especialista pode fornecer opções de tratamentos que melhoram consideravelmente a sua qualidade de vida.
Dicas para dormir bem com ciática
Os sintomas da ciática tornam o simples adormecer uma prática quase impossível. Se esse for o seu caso, veja abaixo as dicas para dormir bem mesmo com dor ciática.
Use os travesseiros a seu favor
O uso dos travesseiros certos – nos lugares certos – podem ajudar a aliviar os sintomas da ciática durante a noite (ou sempre que você quiser cochilar).
É recomendado utilizar travesseiros de corpo ou um travesseiro entre os joelhos, caso você prefira dormir de lado. Isso vai alinhar os quadris e aliviará a pressão da pélvis.
Já se você preferir dormir de costas, é recomendado colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, que impedirá que você arqueie as costas.
Cuidado com os colchões macios
Em geral, a dor ciática piora consideravelmente ao dormir em colchões muito macios. A falta de alinhamento adequado da coluna pode piorar os sintomas, porque você tende a afundar no colchão.
Evite ficar muito tempo de bruços
A dor ciática pode piorar ao dormir de bruços, uma vez que isso faz com que a sua coluna se arqueie, o que resulta em mais dor ou desconforto.
Há também estudos que comprovam que dormir de bruços pode realmente causar danos ao nervo ciático e aumentar os níveis de dor.
A posição fetal pode ser a sua aliada
Dormir em posição fetal pode proporcionar um grande alívio dos sintomas. Essa forma de dormir consiste em ficar de lado e puxar os joelhos para o peito, para que o seu corpo forme um “C”.
Ao fazer isso, você aumenta os espaço entre as vértebras, o que pode ajudar a aliviar a pressão sob o nervo ciático.
Conclusão
Não existe uma solução única para dormir com dores ciáticas. É preciso adaptar-se e encontrar a melhor forma de ter uma boa noite de sono.
Entretanto, chegar à raiz do problema e resolvê-lo é sempre a melhor opção. Para isso, fale com um especialista sobre a sua dor e cheguem juntos a um tratamento adequado.