A maioria das pessoas que possui uma condição na coluna, ao sentir dores toma uma decisão precipitada: parar de se exercitar com o receio de piorar o quadro ou sentir ainda mais dor.
Em alguns casos, como intervenções cirúrgicas e em crises de dores agudas, é recomendado o descanso para alívio da dor. Porém, o repouso prolongado não é recomendado para o tratamento de uma hérnia de disco sintomática.
O sedentarismo pode enfraquecer a musculatura, causando assim, novas dores. Quando realizamos exercícios físicos estamos fortalecendo a musculatura da região, evitando sobrecarga sobre os discos.
Se você foi diagnosticado com um caso de hérnia de disco (já abordamos sobre a condição por aqui! Leia mais!), não se preocupe! É possível e recomendado manter uma rotina de exercícios físicos. Converse com seu médico especialista e fisioterapeuta, discutam as melhores opções de atividades, lembrando que a orientação é primordial.
A indicação do melhor exercício físico é uma tarefa do fisioterapeuta ou do educador físico. Por meio de uma avaliação minuciosa eles irão indicar os melhores exercícios/terapias para cada indivíduo em especial. Mas de maneira geral, separei alguns possíveis exercícios e esportes que podem ser realizados por quem tem hérnia de disco, mas lembrando, que se este exercício gerar dor, você deve parar e ser reavaliado.
Confira a seguir:
1 – FISIOTERAPIA: um dos principais pilares do tratamento convencional, a fisioterapia é usada em todas as fases do tratamento da hérnia de disco, desde o alivio da dor até a reabilitação e para evitar que as crises retornem. A fisioterapia auxilia na liberação miofascial que, além de melhorar a flexibilidade, melhora a mobilidade articular. Dentro dela, há a Reeducação Postural Global (RPG) que traz exercícios para melhora da postura.
2- PILATES: os exercícios do pilates possibilitam aumento de flexibilidade, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos. Além disso, alonga e trabalha a consciência corporal sem colocar impacto na região.
3- YOGA: também ajuda no fortalecimento dos músculo da região, diminuindo os riscos de lesão. Além disso, o yoga melhora a circulação sanguínea, fazendo as células do corpo trabalharem melhor. Ajuda no relaxamento, na diminuição de tensão e na melhor administração das dores. Por isso, é uma das atividades indicadas para quem também sofre com as crises agudas: o yoga trabalha a mente! Mas, cuidado com as posturas invertidas e que exigem maior consciência corporal. Evolua sempre com a ajuda de um profissional especializado.
4- ATIVIDADES AERÓBICAS: elas são boas aliadas uma vez que liberam endorfinas (melhora da dor, melhora do sono), auxiliam na perda de peso, diminuindo, assim, a sobrecarga na coluna. O ideal é optar por exercícios de baixo impacto e com supervisão de profissional especializado. Fique atento também ao tênis escolhido: o sistema de amortecimento evita lesões e minimiza a dor.
5- HIDROTERAPIA: conhecida como fisioterapia aquática, é uma atividade que é praticada dentro de uma piscina com água aquecida. Exercícios feitos dentro da água são benéficos, pois é possível tirar um peso significativo da coluna, devido às propriedades do ambiente, livre de impacto.
Existem exercícios contraindicados ?
É preciso ter uma liberação do profissional da saúde especializado com acompanhamento personalizado em exercícios de alto impacto como musculação ou atividades com saltos, e aqueles que gerem sobrecarga na coluna, como agachamento e abdominais.
Corrida e pedaladas precisam ser acompanhadas de perto, pois sua execução pode gerar concentração de força no local da hérnia de disco que ainda estará em tratamento.
Busque sempre um fisioterapeuta e/ou educador físico que seja especialista na coluna vertebral. Assim, ele indicará exercícios que promovam fortalecimento da região e que não piorem o quadro.
Lembre-se sempre também de informar que possui hérnia de disco ao iniciar qualquer atividade e passar as orientações dadas por seu médico para o instrutor.