O cigarro pode contribuir para as dores na sua coluna.

O tabagismo é amplamente conhecido por ser maléfico ao corpo humano. O hábito de fumar pode afetar a saúde de várias maneiras, incluindo a possibilidade de desenvolvimento de dor nas costas.

Embora o cigarro não seja uma causa direta de dor nas costas, ele pode contribuir para o desenvolvimento de condições subjacentes que a causam.

Malefícios do cigarro para a saúde da coluna

Fumar prejudica o fluxo sanguíneo

A maior preocupação quanto aos efeitos do tabagismo no fluxo sanguíneo é o impacto causado no coração. Entretanto, o resto do corpo também é afetado pelo cigarro. Como a nicotina pode alterar o tamanho dos vasos sanguíneos e a capacidade de adaptação do corpo, pode ocasionar danos aos ligamentos, assim como aos músculos da região da coluna.

Além disso, a redução da espessura dos vasos sanguíneos dificulta a chegada de nutrientes na região vertebral, fazendo os discos se ressecarem e desgastarem. Assim, a possibilidade de desenvolver hérnia de disco é maior.

Os discos da coluna também são afetados pelo cigarro

Os discos da coluna, chamados de discos intervertebrais, são pequenas estruturas cartilaginosas que estão dispostas em toda a extensão da coluna (cervical, torácica e lombar), separando as vértebras. Têm duas funções principais: amortecimento de carga e mobilidade da coluna.

Fumar prejudica a capacidade do corpo de fornecer sangue rico em oxigênio para os tecidos, órgãos e ossos. Diminuir esse fluxo sanguíneo rico em nutrientes e oxigênio pode levar a doenças degenerativas, como a hérnia de disco. A presença da nicotina na corrente sanguínea pode diminuir, também, a regeneração das células dentro do disco.

Além disso, com a vasoconstrição (redução do diâmetro dos vasos sanguíneos), os músculos ao redor da coluna são prejudicados, aumentando consideravelmente a dor e o desconforto.

Fumar prejudica a sua recuperação

Além de causar várias doenças, o tabagismo tem diversos outros efeitos adversos no organismo, por exemplo, causar inflamações e prejudicar a função imunológica.

Quando relacionada com o cigarro, a recuperação de problemas ou de cirurgias na coluna é bastante prejudicada. Ou seja, a chance de ter infecções durante o período pós-cirúrgico é bem maior.

O cigarro também interfere na estabilização de fraturas, uma vez que a produção de colágeno fica menor.

pessoa com dores nas costas agravadas pelo consumo de cigarro
O cigarro pode interferir na dor nas costas.

Alguns problemas que causam dores nas costas podem ser agravados com o cigarro

Mesmo não sendo a causa direta da dor nas costas, o tabagismo pode contribuir para o seu desenvolvimento. Confira algumas condições que podem ser agravadas pelo cigarro:

  • Osteoporose: o fumo está diretamente associado à diminuição da massa óssea.
  • Fibromialgia: o cigarro ocasiona o aumento da gravidade dos sintomas, uma pior qualidade de vida e aumento de ansiedade quando comparados aos não fumantes com fibromialgia.
  • Artrite reumatoide: a artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória autoimune que ataca o tecido das articulações e tecidos circundantes. Isso causa dor crônica nas articulações e rigidez. Fumar cigarro é um fator de risco para o desenvolvimento de AR.

A boa notícia é que parar de fumar pode ajudar a prevenir ou reduzir a dor nas costas, melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose e melhorando o fluxo sanguíneo para a coluna vertebral.

Também pode melhorar a saúde óssea, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas vertebrais.

Conclusão

Dizer não ao cigarro, além de aumentar sua expectativa de vida, melhora consideravelmente a qualidade de vida, com menos risco de doenças crônicas e dores.

São inúmeros os malefícios do tabagismo, inclusive para a saúde da sua coluna.

Por isso, busque sempre adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas e parar de fumar. Caso sinta dores persistentes na coluna, busque a ajuda de um profissional para avaliar seu quadro e indicar o tratamento mais adequado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp