Como dirigir sem prejudicar a coluna?
Nas grandes cidades, estamos acostumados a ficar muito tempo no trânsito, devido aos constantes engarrafamentos. E dirigir é uma tarefa cotidiana que muitas pessoas realizam sem grandes preocupações.
Por isso, é importante atentar-se à postura correta do condutor. Assim, é possível evitar dores e desgastes na coluna, que podem agravar-se no futuro.
Muitos motoristas que dirigem de forma desleixada, acostumam-se com o mau posicionamento e acabam tendo dificuldades para adotar a postura correta. Portanto, é necessário ser persistente e focado para começar a dirigir corretamente.
Esse assunto é relevante para você? Então, continue lendo o artigo até o fim.
Por que dirigir com a postura correta é tão importante?
Se você está lendo esse conteúdo, com certeza já sabe que manter a postura correta ao dirigir é importantíssimo. Mas você sabe o por quê? Explicaremos abaixo.
A saúde da sua coluna agradece
Dirigir por muito tempo na mesma posição, aliado à vibração do veículo, pode causar fadiga e dores no pescoço, na lombar ou na parte central da coluna. A princípio, são apenas dores musculares, mas elas podem evoluir rapidamente para lesões mais sérias.
Sentar-se de forma correta é fundamental para que o seu deslocamento seja confortável e preserve a saúde da sua coluna.
Você pode evitar acidentes de trânsito
Muito além de conforto, dirigir com a postura correta pode fazer com que você tenha mais segurança e consiga evitar acidentes.
Isso acontece porque sem dores e incômodos, você consegue manter a atenção focada no trânsito. Além disso, a posição correta no banco do motorista ajuda muito, caso você precise realizar um esforço extra para evitar buracos, obstáculos e, até mesmo, atropelamentos.
Afinal, qual a forma correta para dirigir sem prejudicar a coluna?
Agora que você já sabe a importância de dirigir com a postura correta, vamos às dicas!
Cabeça
O correto posicionamento da cabeça é importantíssimo para evitar sobrecarga na coluna cervical e nos ombros. Além disso, apoiar a cabeça no encosto evitará o efeito chicote em caso de acidentes, que consiste no movimento brusco para frente e para trás devido ao impacto.
Para ajustar o encosto de cabeça, a dica é traçar uma linha imaginária na altura dos seus olhos. É nesse ponto que deve estar o centro do apoio. Depois de regular, basta policiar-se para ficar sempre na posição correta.
Dessa forma, você conseguirá prevenir dores musculares e torcicolos após ficar algum tempo dirigindo.
Braços e mãos
Ao contrário do que pensam muitos motoristas, o braço não deve ficar esticado ao apoiar-se no volante. O certo é que os cotovelos fiquem levemente dobrados, em um ângulo de aproximadamente 120°. Além disso, as mãos devem ficar na posição 10:10 ou 9:15 do relógio analógico.
Para verificar se a posição está correta, basta juntar as mãos no alto do volante sem que os ombros se soltem do banco. Caso ainda esteja inadequado, afaste ou aproxime o banco para ajustar.
Dessa forma, você aliviará a pressão sobre o pescoço e não sentirá as dores causadas caso o braço fique muito tempo esticado. Além disso, você terá mais liberdade para manusear rapidamente o volante em caso de emergência e terá menos chances de ter lesões em caso de colisão frontal.
Tronco
Para maior conforto do condutor, o banco deve ter uma pequena inclinação, com cerca de 120°. Depois de um tempo, encostos retos causam bastante desconforto. Além disso, o banco mais curvo pode fazer com que você escorregue e se machuque em caso de acidentes.
A sua coluna deve estar totalmente apoiada no encosto. Caso isso não seja possível e a curvatura do banco não seja adequada ao seu corpo, use toalhas ou almofadas para realizar pequenos ajustes.
Evite dirigir com objetos no bolso traseiro da calça. Eles podem provocar desalinhamento da coluna e atrapalhar a sua circulação sanguínea.
Pernas e pés
Dirigir também demanda um grande esforço para as suas pernas e pés. Por isso, ficar atento a eles também é fundamental.
Um dos principais cuidados a ser tomado é alcançar os pedais sem grandes esforços, de forma que mesmo ao pressioná-los, os joelhos fiquem um pouco flexionados. Para medir a altura correta do banco, o ideal é que os pés consigam ficar totalmente apoiados no piso.
Além disso, os joelhos devem ficar no mesmo nível do quadril, de modo que não fiquem muito próximos ao painel, uma vez que isso afeta a dirigibilidade.
Uma dica é, sempre que possível, tirar os pés dos pedais e apoiá-los completamente no piso, mesmo que apenas por alguns segundos. Isso tira a sobrecarga da coluna lombar e evita a fadiga.
Dicas extras
- Ficar muito tempo dirigindo pode enrijecer os seus músculos. Portanto, faça pausas de tempos em tempos para alongar pernas, braços e pescoço.
- Um dos fatores que também prejudica a sua coluna vertebral são as vibrações do veículo. Por isso, é importante manter sempre as revisões de pneus e amortecedores em dia.
Conclusão
Agora que você já sabe a maneira correta de dirigir sem prejudicar a coluna, é hora de colocá-las em prática e ter mais saúde e bem-estar na hora de dirigir.
Não se esqueça: as recomendações são úteis até mesmo se você for se deslocar por curtas distâncias.
Se mesmo seguindo essas dicas, você tiver dores persistentes na coluna, não deixe de procurar um médico.