Você está com dores na coluna, procura um médico especialista, ele prescreve um tratamento que fará com que você se recupere rapidamente. Certo?
Nem sempre!
Muitas vezes os pacientes esperam que o tratamento seja eficaz desde o início, mas nem sempre esse é o caso. Diversos fatores influenciarão na sua recuperação, como, por exemplo, o tipo da lesão e o tempo que passou desde que ela ocorreu.
O processo de recuperação é individual e nem sempre segue uma linearidade. E é sobre isso que falaremos neste texto. Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.
Por que o processo de recuperação de dores na coluna pode ser complicado?
Para responder a essa pergunta, primeiro devemos salientar que cada indivíduo possui um organismo e rotinas diferentes. Por isso, a recuperação é diferente em cada pessoa e não devemos comparar os processos.
Dito isso, vamos conversar sobre as questões que podem complicar a recuperação das dores nas costas. Para exemplificar, usarei um caso de hérnia de disco.
Esse problema acontece com maior recorrência na região lombar e pode causar dores nos membros inferiores e no ciático. É uma condição que temos um bom sucesso no tratamento e, em poucos casos, os pacientes não melhoram.
A maioria dos retrocessos no tratamento acontece devido a fatores que podem piorar as dores nas costas e são difíceis de controlar. Alguns deles são:
- passar grande parte do dia sentado em frente ao computador, em posturas inadequadas;
- trabalhar em tarefas que exijam grande esforços físicos como, por exemplo, levantar e arrastar objetos pesados, fazendo muita pressão na coluna;
- assistir à televisão no sofá ou cama de forma desleixada ou ficar muito tempo olhando para o telefone, forçando a cervical;
- maus hábitos de vida como sono desregulado, vida sedentária, alimentação desregulada e rotina ansiosa.
Além desses hábitos, diversos outros podem causar o retrocesso do tratamento de dor na coluna. Por isso, é importante você ficar atento à sua rotina e tentar evitar grandes esforços, posturas inapropriadas, muito tempo em repouso ou movimentos contínuos durante grandes períodos.
Reforço sempre também que não existe uma cura milagrosa que faça desaparecer a dor imediatamente. Com o tratamento sendo seguido, é importante dar atenção à mudança de hábitos, adesão a fisioterapia e acompanhamento emocional!
A minha dor nas costas retornou. O que fazer?
Infelizmente, a recuperação linear de dores na coluna é bem rara. Grande parte dos pacientes obtém a melhoria gradualmente, com picos de dor durante o processo.
Para evitar esses altos e baixos, a principal recomendação é que a pessoa tenha bons hábitos e siga às orientações dadas pelo médico. Também é necessário manter a consistência no tratamento, sem deixar de realizá-lo aos primeiros sinais de melhoria.
Porém, é importante entender que o retorno das dores pode até acontecer, mas se o tratamento estiver no caminho certo, haverá sinais de melhora com o tempo. Por isso, a necessidade de manter uma comunicação clara com o médico, investigando possíveis recidivas.
Caso necessário, não deixe de procurar o seu médico e relatar todas as suas queixas. Ele te auxiliará a tomar as medidas que farão com que seu tratamento retome o curso certo.
Além disso, caso a dor tenha voltado não desanime ou desacredite! Faz parte do processo. Se apegue às melhorias que você já teve e confie em seu médico.